Biografia- José Luís Tinoco




José Luís Tinoco (Leiria, 27 de dezembro de 1932) é um arquitecto, pintor, ilustrador, cartoonista, músico e letrista português.


Nascido numa família onde se dava grande relevância às artes plásticas, foi com naturalidade que ingressou na Escola Superior de Belas-Artes do Porto para cursar arquitectura, mas acabou por concluir a licenciatura em Lisboa, na ESBAL. Na dácada de 50 foi elemento activo do do movimento de renovação da arquitectura portuguesa[1], abrindo o seu próprio ateliê. Ao mesmo tempo, desenvolvia actividades nas suas outras paixões: a música e as artes gráficas. Assim, dedicou-se à pintura e à ilustração de capas de livros e discos, bem como a uma colaboração assídua com os Correios de Portugal para quem assinou a ilustração de várias dezenas de selos.

Como pintor expôs, pela primeira vez, em 1956, tendo desde aí participado em numerosas exposições individuais e colectivas. Realizou um filme de animação a partir da obra O que diz Molero de Dinis Machado.

Para o grande público, José Luís Tinoco é particularmente conhecido como autor da música e, algumas vezes, também da letra de canções que obtiveram grande sucesso, tais como O amarelo da Carris Um homem na cidade e No teu poema, todas cantadas por Carlos do Carmo. Em 1975 escreveu a letra e a música de Madrugada (interpretada por Duarte Mendes), que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção desse ano.



Comentários

Colaborou no atelier do Sr. meu pai, Maurício Trindade Chagas, na década de '60.
Obrigado pelo seu comentário. Acrescenta mais um pouco à biografia de José Luís Tinoco. Obrigado pela sua visita também