Biografia- Francisco Espínola de Mendonça


Francisco Espínola de Mendonça
Nasceu em Ponta Delgada em 1891 e faleceu na mesma cidade em 1944.

De 1910 a 1915 freqüentou o Curso Superior de Letras e a Universidade de Lisboa, formando-se em Filologia Românica. Ensinou nos liceus de Chaves, da Horta e de Ponta Delgada.

Contribuiu para lhe abreviar a vida o desgosto sofrido com a perda de um filho adolescente,à memória de quem dedica o último livro: Sicómoro(1937).

Companheiro de estudos e no professorado de Armando Côrtes-Rodrigues, literariamente nada os irmana. Neo-romântico, difícil de identificar com uma qualquer corrente sua obra, merece atenção apenas como poeta do amor familiar, embora o seja de modo um tanto monocórdio, convencional, sem notáveis rasgos de imaginação nem grandes apuros de arte verbal. É um sonetista lírico de grande espontaneidade, fixando com felicidade seus momentos de amor.

Deixou as seguintes obras: Rosicleres (Ponta Delgada, 1910), Canções do Lar e Outros Poemas (1931) e a recolha póstuma de Gerânios (1945).


Comentários

conhece o poema NOCTURNO do mesmo Autor?
Conceição não conheço. Aliás não são muitos os poemas que encontrei dele. Grata pela sua visita e pergunta. Se o desejar enviar, sinta-se à vontade. Será um prazer editá-lo, Abraço e tudo de bom para si.

Ouço bater. É ela certamente
Que se arrepende e volta numa prece
Ouço bater. Não abro. Não merece.
Pois que fique a bater eternamente.

A chuva cai frenética, dolente;
O vento chora e, em gritos, enraivece.
Tudo, cá dentro, escuta e estremece.
Não abro, não. Mentiu e ainda mente.

Não devo abrir. Bem sei que não devia.
Mas a noite, meu Deus, está tão fria!
E se ela morre ao abandono, assim?

Vou abrir...Vou findar o meu tormento.
Ninguém, meu Deus! Ninguém! Ah! foi o vento
Tragicamente a escarnecer de mim

ESTE POEMA FOI COPIADO POR MIM PARA UMA FOLHA DE UM CADERNO DIÁRIO, EM PONTA DELGADA, 23 DE NOVEMBRO DE 1962. Encontrei-o agora, não me lembrava do poema nem sabia que ele era Micaelense.
um abraço

Gratidão imensa. Já publiquei, Apesar de respeitar todas as opiniões eu não concordo muito com a biografia dele. Penso que cada autor tem a sua linha de inspiração, mas foi, depois de pesquisar muito a que encontrei. Críticas, análises, são pontos de vista pessoais, ainda que vindos de indivíduos formados.

Abraço.
Unknown disse…
Já não me lembro do poema que ele tem no Cemitério de São Joaquim dedicado ao filho..(.Quem não tem filhos no mundo não chore por não os ter que o desgosto mais profundo é chorar por os perder...... )julgo que é assim.

Obrigada pelo comentário. Realmente não sei. já pesquisei muito sobre ele, mas online não encontro muita informaçáo. Cada comentário é realmente inportante. Gratidão.