Biografia- José Blanc de Portugal




Poeta e crítico musical, licenciado em Ciências Geológicas pela Universidade de Lisboa, cursou também História da Música e Psicologia. Desempenhou a função de meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional, cujos centros dirigiu em Lisboa, Ilha do Sal, Santa Maria dos Açores, Ponta Delgada, Luanda e Moçambique. Além de obras sobre a sua profissão, publicou trabalhos de crítica musical e traduções de diversos autores: Truman Capote, Gilbert Keith Chesterton, Carlo Coccioli, T. S. Eliot, Cristopher Fry, Jung, Pitágoras, Shakespeare, Fernando Pessoa. Colaborou em algumas das mais representativas publicações poéticas dos anos 50, nomeadamente, Aventura, Graal, A Serpente, Litoral e Tempo Presente. Co-dirigiu, em 1940, com Tomás Kim e Ruy Cinatti, Cadernos de Poesia, publicação eclética que, subordinada ao lema "Poesia é só uma", apresentava como objectivo "arquivar a actividade da poesia actual sem dependência de escolas ou grupos literários, estéticas ou doutrinas, fórmulas ou programas; e em cuja segunda série (Lisboa, 1951) subscreve, ao lado de Jorge de Sena, Rui Cinatti e José-Augusto França, uma concepção de poesia que "com todos os seus ingredientes, recursos, apelos aos sentidos, resulta de um compromisso firmado entre um ser humano e o seu tempo, entre uma personalidade e uma sua consciência sensível do mundo, que mutuamente se definem" e de poeta como "homem destinado a nele se definir a humanidade. Um ser capaz de ter todo o passado íntegro no presente e capaz de transformar o presente integralmente em futuro", através de uma "atitude de lucidez, compreensão e independência." Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e distinguido com a medalha Oskar Nobiling da Sociedade Brasileira de Língua e Literatura.

Bibliografia: Parva Naturalia, Lisboa, 1960; O Espaço Prometido, Lisboa, 1960; Odes Pedestres, Lisboa, 1965; Descompasso, Lisboa, 1986; Enéadas - 9 Novenas, Lisboa, 1989; Anticrítico: ensaios, Lisboa, 1960; Quatro Novíssimos da Música Actual, Porto, 1963; Música Contemporânea de Vanguarda e o Ideal de Cultura Universal, Lisboa, 1965


 Nome: José Bernardino Blanc de Portugal

Comentários

Viviana disse…
Olá Fernanda

Veja só como as coisas são!

Um homem como este, que pelos vistos fez tantas coisas interessantes...com uma vida cheia de realizações e cheia de trabalho e esforço...não recordo de nunca, em algum tempo ou qualquer lugar, ouvir falar do seu nome ou da sua obra.

Que pena, só agora vir dele a saber...

E graças a si.

Obrigada.

Gostei muito de o conhecer.
Irei procrurar saber mais acerca dele.

Um grande abraço

viviana
Obrigado Viviana pelo seu interesse pela poesia. Eu tambem nao conhecia estes e alguns dos poetas que coloco aqui. Um deles foi a Fernanda de Castro tambem. Pena que sejam tao pouco divulgados, pena para a cultura do nosso pais que muitas vezes nao sabe o que tem.