Raul de Carvalho - biografia



Raul de Carvalho nasceu a 4 de Setembro de 1920 em Alvito, localidade da província Baixo Alentejo. Quase desde criança se envolve com a escrita e com a pintura. Filho de um sapateiro e de uma doméstica, cedo começou a trabalhar numa farmácia na sua vila no distrito de Beja e depois em Lisboa, onde viria a viver quase toda a sua vida.
Já adulto, Raul de Carvalho vai acabar a sua formação de Liceu e chega a inscrever-se na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Na década de 1940, torna-se frequentador do café Martinho da Arcada, contactando regularmente com personalidades do meio literário , e começa a publicar em 1942.
Para além de colaborador de revistas como "Távola Redonda" ou "Cadernos de Poesia",2Raul de Carvalho fundou com Ramos Rosa, José Terra, Luís Amaro, José Luís Moita, a que se juntou Egito Gonçalves no último número, a revista de poesia "Árvore".Foi co-director desta revista de 1951 a 1953,2 que veio a ser extinta pela censura.
Em pouco mais de quatro décadas, entre 1942 e o ano da sua morte 1984, publica 25 obras,1 tendo sido premiado, em Itália, com o "Prémio Simon Bolívar", em 1956, no Concurso Internacional de Poetas de Siena.
Na sua vida, foi ainda um fotógrafo apaixonado e pintor com exposições públicas, ao mesmo tempo que militante inscrito no Partido Comunista e homossexual assumido.
Uma doença do coração de que recusa fazer-se operar começa a afectá-lo desde a década de 1970.
A morte, na sequência de um ataque cardíaco, iria encontrá-lo no Porto, quando estava em casa de amigos.
Raul de Carvalho morreu a 3 de Setembro de 1984, no Hospital de São João, na véspera de completar 64 anos.5 Pouco tempo depois da sua morte, a sua casa foi assaltada, tendo sido roubados manuscritos inéditos seus e obras de arte de autores consagrados, tudo de valor inestimável.
Em 1997, a Câmara Municipal de Alvito institui o "Prémio de poesia Raul de Carvalho". Para além de homenagear o poeta local, este prémio pretende ainda apoiar e divulgar de novos talentos.
A “Bienal Internacional Raul de Carvalho” foi instituída em 2008 pela Câmara Municipal de Alvito. Este evento incluía secções de Fotografia, Pintura, Prosa e Conto, Poesia e Escultura e vinha substituir o prémio de poesia.
Em 2010 não se viria a realizar a segunda edição em virtude da reprovação da proposta de Regulamento da Bienal em sessão de Assembleia Municipal.
Foi incluído no lote dos 100 melhores poetas do século XX português, por Jorge de Sena e Eduardo Lourenço considerou-o herdeiro de Álvaro de Campos.









Comentários