Interdependência Humana- Diamantino Bártolo

    Sabe-se que, sociologicamente, a composição das comunidades humanas, integra pessoas com os mais diferentes, quanto mais, ou menos, relevantes estatutos: sociais, profissionais, académicos, políticos, religiosos e muitos outros, de tal forma que a interligação entre os seus titulares é um dado adquirido, assim como no que concerne às diversas instituições. O mundo atual já não é um espaço onde se consiga viver isoladamente.
    Poder-se-ia trazer para esta análise: ricos e pobres; letrados e analfabetos; políticos e indiferentes a esta atividade; religiosos, ateus, agnósticos; cientistas e técnicos; especialistas e leigos, entre muitos outros intervenientes na sociedade. Igualmente uma abordagem para instituições com diferente natureza: empresas comerciais, industriais; organismos do Estado/Governo, organizações não-governamentais, instituições privadas de solidariedade e muitas outras.
    O que se pretende é refletir sobre a inevitabilidade do relacionamento entre pessoas, estas com a natureza, com o mundo. Viver-se isoladamente, qual época das cavernas, é impossível, porque, em bom rigor, todos dependemos uns dos outros, por mais que alguém pense que por ter sorte: em saúde, em dinheiro, em recursos materiais diversos, um bom emprego, uma habitação apalaçada e tudo quanto é necessário a uma existência confortável e luxuosa, não carece de ninguém, isso não corresponderá à verdade, porque, ainda assim, vai precisar de muitas outras pessoas, com os mais diversos estatutos e atividades.
    Considerar que somos, absolutamente, independentes, é uma falsa perspectiva, até porque: «É necessário voltar a sentir que precisamos uns dos outros, que temos uma responsabilidade para com os outros e o mundo, que vale a pena ser bons e honestos. Vivemos já muito tempo na degradação moral, baldando-nos à ética, à bondade, à fé, à honestidade; chegou o momento de reconhecer que esta alegre superficialidade de pouco nos serviu. Uma tal destruição de todo o fundamento da vida social acaba por colocar-nos uns contra os outros na defesa dos próprios interesses, provoca o despertar de novas formas de violência e crueldade e impede o desenvolvimento de uma verdadeira cultura do cuidado do meio ambiente.» (PAPA FRANCISCO, 2016:168).
    A interdependência entre pessoas, povos e nações é, portanto, um facto incontornável, uma situação irreversível e, pode-se afirmar, com relativa segurança, que fundamentando e alimentando esta dependência entre pessoas, instituições e a própria natureza, tem vindo a desenvolver-se um fenómeno, eventualmente, avassalador, mesmo no melhor sentido do termo: Globalização.
    Os meios mais sofisticados, inventados, produzidos e utilizados pelo ser humano, constituem, realmente, um fator de progresso, tanto para o bem, como, igualmente, algumas vezes, para o mal. A importância dos transportes, os avanços rapidíssimos da ciência e da tecnologia, os meios de comunicação e, agora muito em uso, as redes sociais, possibilitam um contacto em tempo real, o conhecimento, ao segundo, de um terminado acontecimento, numa qualquer parte do mundo.
    Impossível viver-se isoladamente. Inviável ser-se autossuficiente. Desaconselhável fugir destas e de outras realidades. Quem pretender colocar-se à margem desta nova sociedade, pós-moderna, certamente vai “morrer na praia”, porque por si só não conseguirá sobreviver, por muito tempo. Sempre vai precisar de alguém, para alguma tarefa que lhe seja necessário realizar, para alguma coisa que lhe faça falta, para algo que não seja capaz de fazer.
    Quem ignorar que: cada vez está mais dependente de tudo o que gira à sua volta; quem desejar viver à margem de princípios, valores e leis estabelecidos; quem pretender impor algum tipo de domínio absoluto sobre os seus semelhantes, e até sobre a sociedade no seu todo, certamente que acabará marginalizado, sem quaisquer possibilidades de implementar as suas ideias, eventualmente, incompreensíveis para a maioria da população.
    Hoje habitamos uma denominada “Casa Comum”, na qual cada “morador” tem um papel a desempenhar, e quanto melhor o souber executar, tanto melhor para ele, como para os restantes “residentes”, que é o mesmo que dizer, para a sociedade. A época da Globalização está aí, em força, irreversível, com avanços e consequências imprevisíveis, até porque a proximidade cada vez se estreita mais.
    Por isso: «A casa comum de todos os homens deve continuar a erguer-se sobre uma reta compreensão da fraternidade universal e sobre o respeito pela sacralidade de cada vida humana, de cada homem e de cada mulher, dos pobres, dos idosos, das crianças, dos doentes, dos nascituros, dos desempregados, dos abandonados, daqueles que são vistos como descartáveis porque considerados meramente como números desta ou daquela estatística. A casa comum de todos os homens deve edificar-se sobre a compreensão de uma certa sacralidade da natureza criada.» (Ibid.:169).
    Cada vez se torna mais evidente, que vivermos de costas voltadas uns para com os outros, só serve para estimular e exacerbar posições e comportamentos egocêntricos que, mais tarde ou mais cedo, provocam consequências nefastas para o bem comum em geral e, particularmente, para as pessoas que assim procedem. Obviamente que não será fácil oferecermos a face da cara à mesma pessoa que nos agrediu na outra. Este gesto de magnânima generosidade e de perdão, é uma virtude, praticamente, inacessível à maioria das pessoas.
    É essencial: estarmos unidos, sim; sem abdicarmos dos nossos princípios, valores e sentimentos; da nossa dignidade e tudo fazermos para sermos tolerantes, compreensivos e humildes, dentro dos limites que a fraqueza humana comporta, até porque: «O mundo contemporâneo, aparentemente interligado, experimenta uma crescente, consistente e continua fragmentação social que põe em perigo “todo o fundamento da vida social” e assim “acaba por colocar-nos uns contra os outros na defesa dos próprios interesses”» (Enc. Laudato si’, 229, in: Ibid:170).
    Importa, também, refletir na condição humana que, com o devido respeito por outras opiniões, mais fundamentadas, por quem conhece melhor a composição da pessoa, na possibilidade da dupla dimensão do ser humano: física e espiritual, para se poder aquilatar da superioridade que temos em relação à restante natureza.
    E se é crucial, e correto, respeitar outras posições diferentes, também se afigura legítimo defender a dualidade da pessoa humana, desde logo porque: «O edifício da civilização moderna deve construir-se sobre princípios espirituais, os únicos capazes não apenas de o sustentar, mas também de o iluminar e de o animar.» (Discurso aos Representantes dos Estados, 4 de outubro de 1965, n. 7, in: Ibid.:170).
    A esmagadora maioria da humanidade, certamente, perspectiva, e deseja, um futuro melhor, onde os valores da saúde, do trabalho, da segurança, do amor, da felicidade e da paz sejam os alicerces da grande “Casa Comum”, na qual se possa viver com fraternidade, liberdade, igualdade e conforto, independentemente das faixas etárias em que cada pessoa esteja.
    É urgente e necessário compreendermos que: «O tempo presente convida-nos a privilegiar ações que possam gerar novos dinamismos na sociedade e frutifiquem em acontecimentos históricos importantes e positivos.» (Cf. Exort. Ap. Evangelii Gaudium, 223, in: Ibid.).
    Entende-se, perfeitamente, que as relações interpessoais, assertivas, transparentes e leais, na observância do mais rigoroso respeito de uns para com os outros, é o caminho a seguir para se vencer as interdependências, porque, efetivamente, é impossível qualquer forma de vida que exclua o contacto com os nossos semelhantes.
    Pode-se avançar com alguns ingredientes que facilitam a boa convivência nesta “Casa Comum”: Respeito pelos nossos semelhantes, quando intervimos na sociedade, seja qual for o meio utilizado, os objetivos e os argumentos; Gratidão para com todas as pessoas que de alguma forma já nos ajudaram; Humildade para com quem é igualmente humilde connosco, nos deseja bem e nos defende.

Bibliografia

    PAPA FRANCISCO, (2016). Proteger a Criação. Reflexões sobre o Estado do Mundo. 1ªEdiçãoTradução, Libreria Editrice Vaticana (texto) e Maria do Rosário de Castro Pernas (Introdução e Cronologia), Amadora-Portugal:20/20 Nascente Editora.

Venade/Caminha – Portugal, 2021
Com o protesto da minha permanente GRATIDÃO
 
Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo
Presidente do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal

NALAP.ORG

http://nalap.org/Directoria.aspx

http://nalap.org/Artigos.aspx

https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1

http://diamantinobartolo.blogspot.com

diamantino.bartolo@gmail.com





Comentários


Bom dia Drª Fernanda.
Começo por parabeniza-la pelo maravilhosamente belo templante, agora adotado, e que para além de muito simples, o que reflete a sua humildade, é, também, constituído por cores suaves, que promovem tranquilidade e paz. É um grande privilégio fazer parte do grupo das centenas de autores que colaboram em Laços & Escrita. Publicamente, é meu dever, mas também um imenso prazer, manifestar-lhe a minha infinita GRATIDÃO.
Grata pelo seu comentário e presença. Desejo fazer um trabalho que agrade a todos os autores e leitores. Abraço. Este espaço estará sempre disponível para si e para quem ama ler e escrever.