Sidónio Muralha- biografia

     


    Sidónio Muralha nasceu em Lisboa (Portugal), em 1920 e faleceu em Curitiba em 1982. 
Dedicou grande parte da sua obra à literatura infantil, tendo recebido vários prêmios nacionais e internacionais. É considerado um dos melhores poetas para crianças em língua portuguesa.
    Filho de Beatriz Araújo e do jornalista Pedro Muralha. Viveu a infância no bairro da Madragoa.

    Ainda muito jovem colaborou com revistas e publicações literárias de certa forma associadas ao que viria a ser o neo-realismo português (como, por exemplo, "Mocidade Académica" e "Solução" ou, década mais tarde a "Vértice").
    Em 1941, incentivado por Bento de Jesus Caraça, publicou o seu primeiro livro de poesia: Beco. Integrou o movimento neo-realista e os agrupamentos lisboetas desta corrente literária, onde em conjunto com Armindo Rodrigues, Joaquim Namorado, Fernando Namora ou Mário Dionísio foi uma das figuras de proa. Com a obra Passagem de Nível (Coimbra, 1942) fez parte do chamado Novo Cancioneiro, colecção que reuniu obras poéticas de vários autores contestatários do regime salazarista.
    Em 1943, desembarcou no Congo Belga, em exílio voluntário, para onde partiu com Alexandre Cabral. Nesse país, chegou a ser director geral da Unilever Internacional (em Lisboa, Sidónio Muralha estudara Ciências Económicas e Financeiras, mais tarde, cursou Administração de Empresas na Universidade de Louvain, na Bélgica). Em 1944, casou, por procuração (ela em Portugal, ele no Congo) com Maria Fernanda d’Almeida. O casal terá quatro filhos: Alexandre, Beatriz, José Ricardo, e Mário Jorge. No Natal de 1949, Sidónio voltou a Portugal, publicando nesse ano a segunda edição de Beco - Passagem de Nível em volume conjunto e, no ano seguinte, uma obra magistral do seu percurso poético: Companheira dos Homens. Ambas as edições de autor contaram com ilustrações da capa do pintor Júlio Pomar, com quem manteve uma douradora amizade. Ainda em 1950, com desenhos de Júlio Pomar e músicas de Francine Benoit publicou o seu primeiro livro de poemas para crianças: Bichos, Bichinhos e Bicharocos.
    No ano de 1960, face aos acontecimentos tumultuosos na vida social do Congo Belga, a família Muralha regressa à Europa fixando residência em Bruxelas durante dois anos. Neste período, continua a trabalhar para a Unilever, viajando constantemente pelo mundo, Muralha estagia e trabalha em Bafatá, (Guiné-Bissau), Ostende, Dakar, Londres e Paris.
    No início dos anos 60, Sidónio Muralha chegou ao Brasil, país que viria a adoptar até ao fim da vida. Primeiramente, estabeleceu-se com a família em São Paulo. Nessa cidade, com o escritor Fernando Correia da Silva e o pintor Fernando Lemos (ambos portugueses) fundou a Editora Giroflé, a qual iria revolucionar e criar um novo padrão para as publicações infantis. O seu projeto editorial não vingou, mas Muralha continuou a publicar livros para crianças. 
    A longo da sua vida literária, continuou a trabalhar para a Unilever no Brasil, prestando assessoria financeira e proferindo conferências por todo o país.
    Nos anos 70, Sidónio Muralha regressou a Portugal, primeiro para publicitar a sua antologia de poesia Poemas (1971), depois para celebrar o "Portugal libertado" pela revolução dos cravos. 
    Em 1976, recebeu o “Prémio Meio Ambiente na Literatura Infantil” pelo seu livro Valéria e Vida, ilustrado por Fernando Lemos e que marcou o início de um profícua parceria com a Livros Horizonte. 
A sua esposa, Maria Fernanda d’Almeida Muralha, faleceu em 1978. Em 1979, Sidónio Muralha recebeu mais um prémio de literatura infantil, o “Prémio Portugal 79 – Livro para Crianças”, pelo seu "Helena e a Cotovia". Nesse mesmo ano, casou novamente com a médica obstetra Helen Butler Muralha, com quem passou a viver em Curitiba.
    A 8 de dezembro de 1982, o poeta e escritor Sidónio Muralha faleceu em Curitiba (Paraná, Brasil). Sidónio Muralha foi um dos precursores do neo-realismo português e um grande divulgador da literatura infantil. Em vida, publicou 21 livros em prosa (contos, romance, ensaio e depoimento) e de poesia para adultos e 15 livros para crianças, por editoras portuguesas e brasileiras. Deixou inéditas três peças de teatro. 

Entre os livros editados para crianças estão:

  • A Dança dos Pica-Paus, 
  • A Revolta dos Guarda-Chuvas, 
  • Sete Cavalos na Berlinda, T
  • odas as Crianças da Terra, 
  • O Trem Chegou Atrasado, 
  • Os Três Cachimbos, 
  • A televisão da bicharada, 
  • O Companheiro, 
  • A amizade bate à porta, 
  • Valéria e a vida, 
  • Bichos, bichinhos e bicharocos, 
  • Um personagem chamado Pedrinho, 
  • Voa pássaro, voa, Catarina de todos nós, 
  • Helena e a cotovia, Terra e mar vistos do ar, 
  • O rouxinol e sua namorada.




Comentários