Maria Almira Pedrosa Medina nasceu em Tavarede, Figueira da Foz, a 29 de agosto de 1920. Viveu em Sintra desde os seis anos de idade até ao seu falecimento em 2016.Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem o curso de Ciências Pedagógicas. Quando docente, foi animadora de uma ação (ensino do teatro e da poesia) junto de escolas secundárias e coordenadora de jornais escolares impressos que incentivaram exposições, colóquios e atividades regionais. Fez estágios voluntários em estabelecimentos belgas e contatou com movimentos educacionais belgas, designadamente: École de l´État de Ganshoren, Institut Léon-Lepage e Universidade Livre de Bruxelas. Nesta cidade, frequentou o estúdio/escola do pintor Sommville. Como artista plástica, expõe desde 1943, abrangendo a sua atividade a pintura, o desenho, cerâmica, ilustração, desenho animado, caricatura, trapologia, joalharia, têxteis, publicidade e estilismo. Fez a sua primeira exposição coletiva em Sintra - "I Exposição dos Artistas Sintrenses " (1943) - e a sua primeira exposição individual em Lisboa (Galeria Stop) - 1945 tendo, depois, exposto em vários locais do país e do estrangeiro. Para além de tradutora do francês, do espanhol e romeno, colaborou, também, em vários jornais, revistas e livros escolares (alternando textos com ilustrações), entre outros: "Mundo Literário"; "Vértice"; "Horizonte" (Faculdade de Letras de Lisboa); "Cadernos do Meio dia"; "Notícias do Bloqueio"; "Bandarra"; "Sol XXI"; "Viola Delta"; "Jornal de Sintra"; "Jornal de Letras e Artes"; "Aventuras do Diálogo"; "Poetas de Viva Voz"; "Vária Escrita"; "Nova Águia"; "República"; "Diário de Lisboa"; "Diário Popular"; "O Século"; "Jornal de Notícias" (Porto); "A Bola"; "A Pena"; "Sintra Regional" e outros. Aquando da morte do pai, António Medina Júnior, fundador do "Jornal de Sintra", assumiu a direção do mesmo (1983 a 1991). Está presente em várias antologias: "Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa" (2.ª edição - Círculo de Poesia, Morais Editora, 1961); "Poesia Portuguesa do Pós-Guerra" - Edições Ulisseia, 1965; "Mãe" - Editorial Franciscana, Braga; "A Mãe na Poesia Portuguesa" - Livraria Popular de Francisco Franco, 1971; "800 Anos de Poesia Portuguesa" - Círculo de Leitores, 1973; "Antologia da Poesia Feminina Portuguesa"; - Edições Jornal do Fundão, 1973; "100 Anos, Federico Garcia Lorca, Homenagem dos Poetas Portugueses" - Universitária Editora, 1998; "Antologia de Poetas Portugueses e Brasileiros", Vol. I, BL e S; "Florilégio de Natal" ("Christmas Anthology") - Universitária Editora, 2000. Foi membro da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto; Associação dos Amigos de Ferreira de Castro; Associação Portuguesa de Educação pela Arte; Associação Cultural Sol XXI. É membro da Associação Portuguesa de Escritores; Instituto de Sintra; cooperadora da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores). Foi diretora da revista "Sintra Regional".
Publicações em livro individual:
- DISTÂNCIA - Poesia - Primavera de 1944 - Edição do Jornal de Sintra, de António Medina Júnior
- MADRUGADA - Poesia - Ilustração e apresentação gráfica de Amândio Silva - Porto, 1955
- SEM MOLDURA - Poesia - Edição (participada) da Câmara Municipal de Sintra - Sintra, julho de 1996
- A MENINA-GIRASSOL - Livro infanto-juvenil (edição da Câmara Municipal de Sintra), abril de 2006
- UM TEMPO DE CATA-SOL - Poesia - Design e tratamento de imagem de Jorge Cardoso - Edição de Casa das Cenas - abril de 2007
- MADRUGADA (2ª. edição) - Poesia - Edições Casa das Cenas - orientação gráfica de Carlos de Melo - junho de 2009
- A FORMA DE DAR OUTROS NOMES AOS NOMES - Jersey, Inglaterra - Fotos e orientação gráfica de Antónia Gadanha Colino
Prémios e distinções:
- 1948 - 1.º Prémio - Concurso de Caricatura da Gente da Rádio, promovido pela Casa do Pessoal da Emissora Nacional, com júri constituido por Carlos Botelho, Luís Reis Santos e Bernardo Marques.
- 1953 - Prémio de Caricatura Leal da Câmara, promovido pela Sociedade Nacional de Belas Artes.
- Atribuição da Medalha de Ouro, 1.º Grau, de Mérito Municipal, (Câmara Municipal de Sintra), em junho de 2003.
- Atribuição da Medalha de Mérito da Junta de Freguesia de Algueirão Mem-Martins, em 2005.
Comentários