" Os amigos "- Camilo Castelo Branco

 Amigos cento e dez, e talvez mais, 
Eu já contei. Vaidades que eu sentia! 
Supus que sobre a terra não havia 
Mais ditoso mortal entre os mortais. 

Amigos cento e dez, tão serviçais, 
Tão zelosos das leis da cortesia, 
Que eu, já farto de os ver, me escapulia 
Às suas curvaturas vertebrais.

 Um dia adoeci profundamente. 
Ceguei. Dos cento e dez houve um somente 
Que não desfez os laços quase rotos.

 - Que vamos nós (diziam) lá fazer? 
Se ele está cego, não nos pode ver… 
Que cento e nove impávidos marotos!

Camilo Castelo Branco 


Comentários

Unknown disse…
Maravilhoso e Genial escritor Tanta verdade num poema lindo
ana bela lazaro disse…
Este poema de Camilo de Castelo Branco , é a realidade do nosso dia a dia. Há amigos , verdadeiros poucos, há que saber escolhe_ Los. Obrigada aos meus amigos verdadeiros por estarem sempre presentes na minha vida,sem serem precisas manifestações constantes. Nos momentos que precisamos deles, estão lá.