Guardar - António Cícero




Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.
Em cofre não se guarda coisa alguma.
Em cofre perde-se coisa á vista.
Guardar uma coisa é olhá-la
Fitá-la
Mirá-la por admirá-la
isto é
Iluminá-la ou ser iluminado por ela.
Guardar uma coisa é vigiá-la
isto é
Fazer vigília por ela, isto é
Velar por ela, isto é
Estar acordado por ela, isto é
Ser por ela ou estar por ela.
Por isso melhor se guarda o vôo de um pássaro
Do que pássaros sem vôos.
Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica
Por se declara e declama um poema:
Para guardá-lo.
Para que ele por sua vez guarde o que guarda:
Guarde o que quer o que guarde um poema:
Por isso o lance do poema:
Para guardar-se o que se quer guardar.




Comentários

Anónimo disse…
Antonio Cicero e' um nome que vai ficar guardado em mim...transmite-me sabedoria .Eu guardo as tristezas da minha vida tal como Antonio Cicero diz que devemos guardar algo.Ficam dentro de mim a solta mas nao trancadas em caso algum .
Um pensador que nao guarda o que pensa , mas que pensa o que guarda.
Eduardo