Florbela- Eduardo Mesquita


Tenho uma deusa dentro de mim, guardada,
que me ilumina quando nas trevas estou perdido ,
me inspira nas noites, mostrando-me o sentido'
das palavras que escrevo até de madrugada.

É nestas longas noites, que por vezes adormecido,
escrevo os meus sonhos e venero a minha amada,
atravesso oceanos, desertos, sem custar nada,
fazendo de mim, de todos os seres, o mais destemido.

Por ter dentro de mim, aquela que me dá coragem,
que me ensinou a escrever, de uma forma singela,
dela fiz minha rainha e de mim eu fiz seu pagem.

E quando ao amanhecer, chego a minha janela,
vejo por entre os raios de sol, uma fulgente imagem,
uma deusa a espera da noite, e eu a espera dela.

Eduardo Mesquita.

Comentários

Anónimo disse…
Se soubesse a Florbela que tinha sido amada assim e não teria posto termo a sua vida. Certamente o Eduardo com esse grande amor que proclama a faria a mulher mais feliz das mulheres. Pena que na sua vida não seja possivel encontrar um amor assim, porque não sei se na vida real existe sentimento tão grande como o que proclama aqui pela deusa que fez da sua vida. Alguém que dedica tamanho sentimento descrito aqui nunca será completamente feliz porque na realidade não encontra tamanho amor. Bem haja. Que Deus o acompanhe em todos os momentos da sua vida. Maria Luisa de Viana do Castelo