Maria Helena- biografia



Maria Helena é o nome da genial Poetisa Maria Helena Vaquinhas de Carvalho, que também usou, durante um determinado período de sua Vida, o nome de Maria Helena Duarte de Almeida. Nascida em Lisboa no dia 29 de Março de 1906, veio a falecer em Julho de 1998 na capital.

Maria Helena é unanimemente considerada como um dos valores de sempre da Poesia portuguesa. Tendo começado a versejar aos 4 anos de idade, nunca mais deixou de o fazer. Embora muito conhecida e admirada em Portugal, foi no Brasil que Maria Helena viu mais justamente reconhecido o seu real Valor, sendo membro de 5 Academias de Letras e tendo lá publicado 5 ou 6 livros.

Uma dezena de outros livros ficaram por publicar, ainda que prontos para tal, especialmente em Poesia. Maria Helena produziu até dias antes de falecer.  Foi dona de  uma sólida cultura e de um invulgar talento; de tão invejável riqueza de vocabulário e de imagens poéticas; de tão inesgotável inspiração...

Habitual concorrente de Jogos Florais e outros Concursos Literários, quer em Portugal e Brasil, quer em diversos outros países, nomeadamente em Itália, onde viveu vários anos, Maria Helena, à data de sua morte, tinha conquistado 1.220 prêmios, em todas as modalidades conhecidas de Poesia e Prosa, facto que fazia dela um dos mais distinguidos Autores portugueses. 

Em 06 de dezembro de 1998, Maria Helena foi alvo de uma justíssima e comovente homenagem, em conjunto com a que foi prestada a meu pai, Antero Nobre, Patrono da Academia.

Mas o talento de Maria Helena não se esgotava na Poesia. Era também - e com assinalável destaque! - conferencista, dramaturga, contista, historiadora, música, ceramista e declamadora excepcional. Além disso, falava e escrevia em diversas Línguas e era uma extraordinária conversadora. Também sabia um pouco de Esperanto.


É lamentável que esta poetisa não tenha a divulgação que merece.

LIVROS de POESIA

AMANHECER (1925)
O PALHAÇO FRANCÊS (1927) (INFANTIL)
ASCENSIONAIS (1946)
VIA LÁCTEA (1948)
PRESENÇA (1949)
DA LUZ QUE VEM DO ALTO (1950)
PARA ALÉM DA VIDA (1951)
POEMAS SEM SENTIDO (1952)
CÂNTICO DA CARNE (1953)
À ETERNA LUZ DOS INFINITOS SÓIS (1954)
POEMAS: (1956)
... E A CARNE SE FEZ VERBO! (1957)
ALGUNS NOCTURNOS PARA AS MINHAS MÃOS CANSADAS (1960)
TEMPO DE SER QUASE MANHÃ
CICLO DAS MÚLTIPLAS SENSAÇÕES (COROA DE SONETOS) - 1968
MARIA HELENA & J. G. DE ARAUJO JORGE - LEITURA DOS VERSOS

CONCÊRTO A 4 MÃOS (J.G. de Araujo Jorge & Maria Helena) - 1959
DE MÃOS DADAS (J.G. de Araujo Jorge & Maria Helena) - 1962

Encontrará no link abaixo, matéria muito interessante sobre a poetisa:

Maria Helena - Versos que Portugal não viu: OBRAS DE .







Comentários

Unknown disse…
Eu adoro o trabalho que ela fez com o JG de Araujo, ela é simplismente fantastica...
Rui Martiniano disse…
Fiz uma publicação sobre a poetisa Maria Helena na minha página do Facebook.
Descobri uma série de livros seus autografados e de dedicados ao ator Jorge de Sousa Costa, meu companheiro de 28 anos, e aos seus avós escritores Emília de Sousa Costa e Sousa Costa.
Consegui estabelecer contacto com um parente da poetisa que me forneceu alguns ficheiro de voz de diversas individualidades, dizendo os seus poemas. Fiz a primeira de várias montagens vídeo, com a voz de Jorge de Sousa Costa e referi a biografia de Maria Helena na Wikipédia e este blog, em que deixo os meus sinceros agradecimentos
ao autor.

Deixo referência do meu Facebook:
Rui Martiniano
https://www.facebook.com/100023894551237/posts/1161879654618509/?d=n
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sou imensamente grata pela sua visita e pelo seu trabalho sobre a poetisa.