Fui ao campo Passear- Eduardo Mesquita


Fui ao campo passear em tempos de S.João
e a beira da ribeira escrevi esta canção.
O trigo da minha seara, está quase a aloirar
é como uma rapariga nova com vontade de casar.

Raparigas casadoiras, vinde o meu trigo mondar
e mondai todas as papoilas, quando a vossa hora chegar.
Já vêm lá os ceifeiros com a sua foice na mão.
ceifai depressa ceifeiros, que a casa precisa de pão.

Em casa está a fiadeira sentada, a fiar o linho
cantando modas antigas para a agradar ao vizinho.
...Fui ao campo passear em tempos de S. João
e à beira da ribeira escrevi esta canção.

Quando eu era um rapazinho, sonhava em ser doutor,
Agora que já cresci, só penso no meu amor.
Amor não demores muito, que hoje quero namorar
traz no teu regaço amoras, para a hora de jantar.

Amoras que eu fui colher, no dia em que te conheci
piquei-me nas silvas sem querer, na hora em que te vi.
Fui ao campo passear e colhi um ramo de laranjeira,
amor vamos lá casar, antes que o teu pai não queira.

Já temos dois rapazinhos para o rebanho guardar,
e três belas raparigas que um dia irão mondar.
...Fui ao campo passear em tempos de S. João
e a beira da ribeira escrevi esta canção.

Eduardo Mesquita 


Comentários