O livro- Maria Helena Ribeiro

Maria Helena Ribeiro

Tu és o meu "Livro",
 Eu o leio todos os dias, 
Me acompanha todas as noites. 
 Pego, acaricio a capa 
Com desvelo 
Devagar, de mãos limpas 
Perfumadas para a não sujar
 Para que meu cheiro, 
 Aos poucos vá penetrando neste livro... 
Abro na primeira página,
Primeiro passo-lhe a mão 
 Depois vou lendo devagar 
Saboreando cada palavra escrita,
 Em voz sussurrada Por cada palavra 
Vou recebendo um sopro de vida 
Como se uma leve brisa me afagasse. 
Continuo a desfolhá-lo, 
 Ler cada página com carinho 
Minhas mãos vão passeando por ele.. 
Afagando, 
 Acariciando 
Chego ao meio aí me detenho... 
Aprendi, aprendo todos os dias, 
Que o centro do teu livro 
 É para ti e para mim
 O centro do teu/meu Universo. 
Aí me detenho
Lentamente leio uma a uma cada letra, 
 Cada palavra, cada frase. 
Tento apreender o sentido 
De cada uma delas e aí
 Eu te conheço, 
Aí eu te saboreio muito devagar... 
Depois a meio da página , 
Com mais intensidade 
No fim dessa página eu conheço-TE... 
Continuo numa leitura mais apressada... 
Ansiosamente 
Quero chegar ao fim do Livro,
Quero ler...ler 
Minhas mãos acariciam 
As últimas páginas...beijo-as 
Nelas sinto o teu sabor. Das palavras, 
Tiro a minha satisfação... 
Chego à última folha... 
Aí a letras, palavras, 
Frases ficam confusas 
Dançam, Trocam de linha... 
Baralham-se umas com as outras 
Numa dança frenética,
 Ousada, 
Ficando de repente, apenas 
Uma mancha escura.... 
Todas elas se uniram 
Para ficar numa só palavra INFINITO. 
Devagar elas, as palavras, 
Vão ocupando seus lugares 
Então eu consigo ler a palavra FIM. 
 -
Maria Helena 
 -
Bem vinda a Laços de Poesia

Comentários