Biografia de José Magalhães

Apresentação de José Magalhães
( oferecida pelo autor)

José Magalhães nasceu em Julho de 1952 na cidade do Porto. 
 Escreve e fotografa desde a adolescência. 
 Divide-se pela escrita de crítica social, de contos, pela poesia e pela fotografia. 
Na fotografia, fez diversas exposições, colectivas e individuais, no Porto, em Vila Nova de Gaia, em Coimbra, no Mogadouro, na Maia e em Matosinhos, e editou três livros de fotografia em conjunto com outros fotógrafos ("(In)Finito", Fevereiro 2012, "Árvores", Março 2012, "Retalhos do Planalto", Julho 2012). A visão que tem da fotografia é moldada pela visão poética que tem da vida. 
Na escrita de critica social, foi cronista do Jornal "O Primeiro de Janeiro" desde princípios de 2007 até finais de 2011. Escreve contos que virão em breve (2013) a ser publicados. Foi co-autor da "Antologia de Poesia Contemporânea - Entre o Sono e o Sonho - Volume III - da Chiado Editora", Novembro de 2011, e publicou o livro de poesia "Uma, Duas Vezes e Três", Outubro de 2012. 
  Sobre José Magalhães:
 -O seu espírito inquieto deambula entre os temas mais práticos e os existenciais na escrita, e entre o quotidiano mais concreto e imagens quase feéricas na fotografia. (Maria Amélia Vieira, na apresentação do livro "Uma, Duas Vezes e Três, Fnac, Porto, Outubro 2012)
 Sobre os seus trabalhos fotográficos: “É um fotógrafo do romântico … um caçador da tranquilidade, pese embora o seu estar irrequieto, desassossegado … flutua entre a escrita e a imagem, fotografa por prazer, escreve com prazer …” (Luís Raposo, fotógrafo, na apresentação da exposição «Água e Palavras», Porto, Fevereiro 2010)
  “Só os poetas da fotografia são capazes de mostrar num instantâneo a tensão dinâmica do tempo … e nas fotografias de José Magalhães, cumpre-se perfeitamente o milagre da fixação do instante como transição … abre espaços infinitos, onde se torna impossível assinalar ou identificar limites precisos … captura o tempo mostrando-nos um momento preciso … constrói espaços interiores nos quais o olhar se multiplica, se diversifica e prossegue por atalhos desconhecidos …” (Josep Anton Vidal, pedagogo, escritor e editor Catalão, a propósito da obra fotográfica de J.M., Maio de 2011) 
   Sobre os seus poemas: A poesia de José Magalhães flui sem rima forçada ou linguagem hermeticamente profunda, evidencia um ritmo e musicalidade próprios de um lirismo refrescante num tempo social tão pragmático como o que actualmente vivemos. (Maria Amélia Vieira, na apresentação do livro "Uma, Duas Vezes e Três, Fnac, Porto, Outubro 2012) 
  Sobre os seus contos: José Magalhães está à vontade em qualquer situação literária. Sabe exprimir o que sente e sabe escrever. Em qualquer tipo de conteúdos as palavras fluem com rigor e intensidade. (Albano Chaves, a propósito dos trabalhos de escrita de J.M., Agosto de 2012) 
http://www.atributos-1. blogspot.pt 
 http://www.atributos-2.blogspot.pt 
 http://www.atributos-3. blogspot.pt
 http://www.atributos-poesia. blogspot.pt



--

Eu tive o prazer de receber este livro, oferecido pelo autor: contém belos poemas.
LIVROS PUBLICADOS



Poesia Co-autor


Poesia Co-autor




Comentários