Biografia- Rama Lyon



 Biografia escrita e enviada a Laços de poesia pelo próprio Rama Lyon. Muito obrigado.
A minha fotografia
Nome completo:   António do Espírito Santo Rama
Nascido em:   Montemor-o-Velho
Em:     11 de Outubro de 1944
Atualmente a viver em Lyon-França desde 1972

Adoptei o pseudónimo literário de: Rama Lyon
(Rama por ser o meu nome e Lyon por ser a cidade que até hoje me acolheu)


   Comecei a escrever poesia desde a idade dos meus 16 anos, após um desafio que o meu professor de música me lançou, a fim de eu escrever uma letra, para uma das suas canções. Mais outras se seguiram, até que fui cumprir o meu serviço militar, servindo o exército português, na nossa ex-província ultramarina da Guiné (1966/1967) onde permaneci cerca de dois anos. Lá participei em arranjos musicais letra e música, para os
serviços da minha companhia, onde fiz, letra e música para o hino da mesma.
   Regressado a Portugal, casei em 1969, vindo a emigrar para França em 1972 onde permaneço até à data presente.
   Ainda em Portugal comecei a participar em concursos de quadras populares, levados a cabo pelo antigo Rádio Club Português, hoje, se não estou em erro, Rádio Comercial.
   Aí obtive alguns prémios, entre eles, recordo uma quadra em que ganhei um cobertor
oferecido pela fábrica Fama…era eu, ainda solteiro
                                     Na noite que me casar
                                     Deitarei o fogo à cama,
                                     Se nela não encontrar
                                     Cobertores, marca FAMA.
(Mas não me lembro se na noite de núpcias, a cama tinha cobertores dessa marca)

   Vim para França, perdi-me um pouco no mundo do trabalho, escrevendo apenas para ficar esquecido nas gavetas…
…até que em 1998, por ‘impulsão’ da minha esposa, comecei de novo a participar em concursos, desta vez, no jornal ‘Diário As Beiras’’ de Coimbra, onde ganhei o primeiro prémio das quadras a S. Pedro. Logo em Fevereiro de 1999, ganho nas quadras a S. Valentim, o primeiro, o segundo e o sexto prémio. Lembro aqui, a quadra com que obtive o primeiro prémio (uma estadia de férias na Madeira para duas pessoas)…
                                       S. Valentim na reinação
                                       Atirou-me uma seta,
                                       Atingiu meu coração
                                       Fiquei com alma de poeta
   Desde 1998 para cá, continuei a participar, até hoje, em diversos concursos, tendo ganho inúmeros prémios, entre eles de novo, uma estadia de férias na Madeira em 2002.
                                      Eras rosa de jardim
                                      E eu cravo de pôr ao peito
                                      Juntou-nos S. Valentim
                                      Hoje somos amor-perfeito.
  Mais tarde, em 2007, foi a vez de passar férias no Algarve mediante ter ganho o primeiro prémio das quadras a Santo António, organizado pelo ‘Diário de Coimbra’.
   Antes, em Junho de 2004, tinha sido a vez, de me lançar na colaboração poética em jornais portugueses. Saliento, entre outros, O Diário as Beiras, O Figueirense, A Voz da Figueira, O Ribeira de Pêra, O Correio da Figueira, A Folha do Mondego, O Póvoa Semanário e ainda, actualmente, O Progresso de Penedono
   Fui convidado a participar em muitos trabalhos poéticos, no site Figueira net, para a divulgação da cidade e do turismo na Figueira da Foz. Passei pelo blogue ‘O cantinho da poesia’ onde além de muitos amigos, travei conhecimento com a Fernanda Rocha e o Eduardo Mesquita, que sempre me deram grande incentivo, e, por quem sinto uma imensa amizade. Criei o meu próprio blogue, ‘O Jardim da Amizade’ e mantenho a minha colaboração em certos blogues como,’ Luso Poemas’, ‘Antigos Combatentes da Guiné’ e a nível, mais em vídeo, no Youtube.
   Entre todos os poemas que já escrevi, tenho um certo relevo pelo: Somos dois inseparáveis., o qual já mereceu honras de ser lido, na Radio Mar’ da Póvoa de Varzim, como fundo poético do dia dos namorados.

   Esta é (como diria o Raul Solnado) a história da minha vida..poética

Comentários