Biografia- Gleidston Dias

Um poema ou um poeta
Gleidston César
Quando uma pessoa é um poema, ela é um poeta. Ou quando é um poeta, ela é um poema. Não sei. Se Gleidston é isso ou aqui, o Facebook não me informou. Mas, ele posta poemas seus. Nesta entrevista vamos descobrir quem ele e será que ele vai se dizer. Não sei. Leia até o final a entrevista e depois sinta se o descobriu ou se ele sumiu dentro de você. Este é o Cultura Alternativa, um site de notícias diferentes com 15.000 acessos ao dia e 450.000 ao mês, e com a produção de conteúdo, vamos chegar aos 600.000.


Quem é Gleidston César. Não copie e cole currículo. Respire fundo, pense e nos revele, de uma forma como você nunca revelou, quem é você na literatura, na família, no mundo?
Sou um Homem simples, interessado por tudo que está a minha volta. Na literatura sou uma gota no oceano, mas uma gota necessária.    
Alguém ainda lê. Moras onde, ai se lê? No Brasil cada dia mais não se lê, ou estou enganado. E poesia, meu Deus, alguém ainda lê? Tenho 20 livros de poesia publicados mas, parei de publicar há mais de 10 anos.
Todos os dias vejo alguém lendo, as pessoas lêem, por muito que ler hoje em dia não seja nada em conta, os livros são um absurdo de caro, mas há quem lê e tenho esperança nessas pessoas.
E tens livros publicados, prémios, coisas do género?
Sim, editado a solo:
Editora Edium Editores= Romance: Vidas Urbanas.
Editora Temas & Originais= Poesias: Os Sentimentos Por detrás das Palavras.
Editora Multifoco= Poeias: Frestas.
E várias participações em antologias, lusófonas e também no Brasil.
No final desse ano será editado uma colectânea de poesias.

E tratas o Facebook como uma mulher, acariciando-a, com teus postes. O que achas das redes sociais e como veicular a poesia nelas. Sempre com fotos? Sem fotos? Enfim... Mire e acerte no coração de quem quer se divulgar nas redes.
Acredito que virtual seja apenas o motor que utilizamos em rede. As redes sociais é uma realidade, que já em muito deixou de ser apenas virtual, cada dia mais há uma inclusão entre: Real X Virtual. As relações construídas em veículos como: facebook, twitter, linkedln, instagram, whatsApp etc, na sua grande maioria não ficam apenas e restritamente ao virtual. Sem dúvidas que para aqueles que querem divulgar seus trabalhos, ser mais lido, mais notado, esses veículos é de suma importância, mas é preciso que haja seriedade e disciplina, como em todas as profissões.

Você foi muito gentil connosco. Há no mundo atual com guerras, corrupções, genocídios, espaço para a gentileza? Se há como devemos torná-la pública?
Acredito que as boas ações, assim como pessoas de bem, sempre haverá. O mundo e os seus conflitos fazem parte da história, embora parece-me que não será nesse tempo que a paz mundial alcançará um consenso, mas é preciso continuar acreditando na democracia e nos Homens de bem.

Agora um bate-bola. Casado? Pai de Família? Paga Imposto de Renda? Trabalha em que? Vive de Poesia? O que odeia? O que ama? Qual o sonho? Gosta de chocolate?
Casado.
Pai-(orgulhoso)
Cumpridor de meus deveres, assim como exigente com meus direitos.
Empresário.
Não vivo da poesia, mas vivo com a poesia, não escrevo para ser comprado, escrevo por que as palavras não cabem em mim, assim, sou obrigado (em um bom sentido) a doa-las da melhor forma possível.   
Não odeio nada nem ninguém. Gosto de leveza, liberdade e gentilezas, esses elementos me dão condições para não carregar sentimentos negativos.    
Amo minhas filhas, a vida, os amigos, minha mulher, música, poesia, arte e literatura.
A felicidade daqueles que amo.
Não sou um grande entusiasmado por chocolate.

Quais teus contactos e não contactos na Internet?
De modo geral são aqueles de interesses comuns, fora desses são não contactos.

Alguma coisa ficou pendente, fale agora ou cale-se para sempre (risos)?
Foi um prazer bater este bate bola com você, desejo vida longa ao site Cultura Alternativa, que tem vindo a desenvolver, divulgando e dando visibilidade não só a literatura em geral, mas abrindo espaço para os novos autores para falar de seus projectos. Tem sido uma excelente vitrene. Obrigada.

Agradecemos a entrevista e Viva sempre, Viva muito, o Cultura Alternativa.

Anand Rao

Editor

***



Meu poema: "Indiferença Urbana." Ganhou em 2° lugar no concurso internacional Prisma Poético.
Parabéns a todos os participantes.

































Comentários

Olá amiga, Fernanda.

Obrigado pelo espaço seu cedido, é sempre agradável encontrar pessoas generosas, que está sempre disponível para colaborar e incentivar, uma enorme salva de palmas para o seu ativismo cultural.

Um abraço de gratidão.

Bjos.
Eu é que agradeço a vontade de quem, não apenas escreve mas também sabe partilhar e dispor as suas palavras a espaços como estes, favorecendo o seu crescimento. Continuação de boa inspiração!