Cartas de Van Gogh a Théo -PARIS (MAIO DE 1875 – MARÇO DE 1876)

Vista de Arles, Pomar em Flor


Paris, 31 de março de 1875 

    Ontem eu vi a exposição Corot. Havia em especial um quadro, o Jardim das Oliveiras, fico contente que ele o tenha pintado. À direita, um grupo de oliveiras perde-se no azul do céu ao crepúsculo; em segundo plano, colinas com arbustos e duas grandes árvores. No alto, a estrela da tarde. No Salão, há três Corot muito bonitos; o mais belo, pintado pouco antes de sua morte, Os Lenhadores, sem dúvida será publicado na Illustration ou no Monde Illustré. Como você pode imaginar, também fui ao Louvre e ao Luxemburgo. Os Ruysdael do Louvre são magníficos; especialmente O Bosque, A Paliçada e O Raio de Sol. Espero que um dia você veja os pequenos Rembrandt, Os Peregrinos de Emaús e dos pendants, Os Filósofos .

Paris, 6 de julho de 1875 

    Aluguei um pequeno quarto em Montmartre que te agradaria. É pequeno, mas dá para um jardinzinho forrado de hera e de vinhas. Vou lhe contar as gravuras que pendurei na parede: Ruysdael: O Bosque e Lavadouros; Rembrandt: A Leitura da Bíblia (um grande quarto estilo velha-Holanda) – à noite – uma vela sobre a mesa onde a jovem mulher sentada perto do berço de sua criança lê a Bíblia; uma velha mulher sentada escuta, é algo que faz pensar: “Em verdade eu vos digo, em todo lugar onde duas ou três pessoas se reunirem em meu nome, eu estarei entre elas”; é uma antiga gravura em cobre, tão grande quanto O Bosque, esplêndida; Philippe de Champaigne: Retrato de Uma Senhora; Corot: A Tarde; Corot: idem; de Bodmer: Fontainebleau; Bonington: Uma Estrada; Troyon: A Manhã; Jules Dupré: A Tarde (a caminhada); Maris: Lavadeira; o mesmo: Um Batismo; Millet: As Horas do Dia (Gravuras em madeira 4 lâminas); v. d. Maaten: Enterro no Trigal; Daubigny: A Aurora (galo cantando); Charlet: A Hospitalidade (granja cercada de pinheiros no inverno sob a neve; um camponês e um soldado frente à porta); Ed. Frère: Costureiras; o mesmo: O Tanoeiro (30).
    Paris, 13 de agosto de 1875 Na lista dos que eu pendurei no meu quarto, esqueci: N. Maes: A Natividade. Hamon : Se Eu Fosse o Inverno Sombrio. Français: Últimos Belos Dias. Ruyperez: A Imitação de Jesus Cristo. Bosboom: Cantabimus et Psallemus. Estou fazendo todo o possível para encontrar para você uma gravura de Rembrandt: Leitura da Bíblia.

Paris, 25 de setembro de 1875 

    Vou me separar de todos os meus livros de Michelet, etc., etc. Faça o mesmo.
Paris, 11 de outubro de 1875 Você seguiu meu conselho, separou-se dos livros de Michelet, Renan, etc.? Acho que isto o deixará mais tranqüilo. A página de Michelet sobre o Retrato de Senhora, de Philippe de Champaigne, no entanto, é preciso não esquecê-la, e não se esqueça também de Renan. Contudo, afaste-o... Você conhece Erckmann-Chatrian: O Recruta, Waterloo e sobretudo O Amigo Fritz e também A Senhora Teresa? Leia-os se puder. Mudar de alimento estimula o apetite.



Comentários