Atitude do Espírito Religioso- Diamantino Bártolo



A supremacia do homem, no reino animal em que se integra, num mundo planetário, entre outros mundos, não totalmente conhecidos, revela uma situação privilegiada que nenhum outro ser, pelo menos ao nível dos atuais conhecimentos, dispõe nas mesmas condições, precisamente porque o homem está dotado de capacidades únicas, difíceis de identificar, cientificamente, noutras espécies.
Pensar, construir abstratamente, realizar concretamente, num espaço e num tempo, prever resultados, inovar, vivenciar sentimentos e experiências emocionalmente sentidos em si próprio, com algum conhecimento de causa, projetar-se idealmente no futuro, no tempo e na transcendência espiritual, pela fé e pela crença, mais ou menos profundas, revelam faculdades exclusivas que o orientam e dão sentido à sua vida. Faculdades excecionais que tornam o homem único e superior.
Estas faculdades inatas, específicas do ser humano, como que poderiam ser encimadas pela dimensão religiosa, que, em situações-limite, se revela na maioria dos seres humanos. A visão do mundo planetário e a constituição do universo não estão, suficientemente, explicados. Sente-se a necessidade do recurso à projeção para lá do infinito, no sentido de se encontrar uma explicação para o destino final da vida espiritual de cada pessoa.
A ciência não responde a esta questão, que se torna angustiante quando o homem se aproxima do seu fim físico; a técnica não produziu, ainda, equipamentos, instrumentos, tecnologias e recursos para a componente espiritual se preparar para uma outra existência, seja extra-corpo e/ou intra-outro corpo, pela via de uma possível reintegração (reencarnação) nesse outro novo ser, ao nível da espécie humana.
Que fazer, então, com o espírito humano? Quem, como e quando se trata da preparação do espírito, já que cientifico-tecnicamente não se afigura viável? A resposta parece difícil para muitos daqueles que apenas consideram o materialismo corporal do homem.
Os que não acreditam na componente espiritual, na possibilidade de uma outra existência inefável, imaterial, transcendental e eterna, vão acabar os seus dias, enquanto conscientes, com uma profunda frustração, porque para eles será mesmo o fim.
Como alimentar a componente espiritual poderia ser o problema, não o é, todavia, para os crentes numa outra vida, através das práticas e sentimentos religiosos. Então a religião poderá, entre outras, eventualmente possíveis, ser a solução para uma vida feliz e em paz.
Preparar o espírito humano para uma vida transcendente, num tempo e num espaço que, fisicamente, se ignora, pressupõe sentimentos e atitudes que o ser humano, consciente e crente, sente e pratica pela religião, esta considerada como: «Um sistema de
símbolos que funcionam para estabelecer disposições de espírito, fortes, persuasivas e duradouras e motivações nos homens, formulando conceitos de ordem geral da existência e revestindo esses conceitos com uma tal aura de realidade que as disposições de espírito e as motivações parecem mesmo realistas.» (GEETZ, in: HOBEL & FROST, 1976:353-53).
A perspectiva antropológica do conceito religião, não indica qual o destino do espírito, nem como prepará-lo para uma outra existência extra-corpo físico. Igualmente se verifica quanto ao comportamento do crente, suas atitudes face à divindade em que acredita.
Os valores que, antropologicamente, são considerados característicos das atitudes do crente – submissão e reverência –, em nada diminuem a dignidade da pessoa humana total, integralmente considerada: corpo e espírito, bem pelo contrário, elevam o crente a um estatuto supra técnico-científico e, consequentemente, à sua própria felicidade, tal como a deseja na vida física e para além desta.
A submissão respeitosa, voluntária e sempre disponível para com Deus, constitui uma faculdade que, eventualmente, não está acessível aos não-crentes e, por outro lado, a reverência que é devida aos entes sobrenaturais e divinos, na circunstância, Deus, também em nada diminui a pessoa humana, fisicamente considerada, na medida em que se reverencia o que se respeita, ama e adora, passando esse ente divino a fazer parte da constituição religiosa do ser humano, crente e temente.
A tranquilidade que o espírito submisso e reverente para com o Deus em que acredita, proporciona, constitui um excelente processo para se chegar à felicidade e à paz, porque se o espírito não está amargurado, arrependido e triste, porque ele tem a consciência dos deveres cumpridos para com o seu Deus e, por extensão analógica, para com o seu próximo e igual, considerado este criado à imagem e semelhança de Deus, então a felicidade e a paz são possíveis porque, competentemente, se desenvolveram as atitudes adequadas: submissão e reverência, ambas com dignidade e convicção.


Bibliografia

HOEBEL E. Adamson e FROST, Everett L. (1995) Antropologia Cultural e Social, Tradução, Euclides Carneiro da Silva, 10ª Ed. São Paulo: Cultrix.



Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo





Comentários