TEM DIAS, SABES?- José Magalhães



Tem dias em que abafo
Preso nestas paredes
De pedra
Dias compridos onde vagueio
Entre palavras
E deambulo de quarto em quarto
De sala em sala
Abafado entre muitas sedes
.
Tem dias em que me sinto assim
Cansado e farto
E preso
Fechado numa mala
Embrumado entre as paredes
.
Tem dias, sabes?
Tem dias…
Tem dias em que nada mexe
Nem o fumo das queimadas
Nem as letras dos avisos
Nem as vidas que vivi.
Tem dias que ninguém esquece
Cheios de ideias tresloucadas
Actos feitos de improvisos
Sabores por que morri.
.
Tem dias em que
Quando o dia chega ao fim
O meu pensamento alarde
Voeja por entre letras certas
Preso nas folhas
Dos livros lidos na sobretarde
.
Tem dias em que
Não se passou nada
Em que nunca se passa nada
Em que tenho fogo que entra em mim
Que queima, magoa
E não se apaga
Onde à minha volta tudo arde
E preciso de pousada
 .
Amanheço muito cedo nesses dias
Em que me maço
E me encho de medo
De me entregar ao cansaço
 .
Tem dias, sabes?
Tem dias em que tudo mexe
Em que as ideias me são escravas
E me surgem em improvisos
Em sinfonias que nunca ouvi.
Tem dias em que me apetece
Vestir-te de palavras
Cobrir-te com mil sorrisos
E pernoitar em ti.
Tem dias…
Tem dias, sabes?
Tem dias …

José Magalhães





Comentários