FRONTALIDADES- Joaquim Sustelo

 
Não sei se o meu poente é longe ou perto
nem qual vai ser a cor do arrebol...
Só sei (e ao sabê-lo sei ao certo)
que é nele que se apaga este meu sol

- o sol que me aproxima das pessoas
e faz por tanta vez dar-lhes calor
Contrário a frialdades (menos boas),
lá onde alguns nem vêem o amor

Amigo não é só quem bate palmas,
aplaude ou diz Amén por cortesia!
Amigo é todo esse que nas calmas
separa sempre amor, de guerra fria

Amigos, arranjei muitos na vida
a ter de mim diversa opinião!
A face eu vi-lhes rude, desabrida,
mas sempre com um dócil coração

Outros houve também, de rosto suave,
que apregoavam muito a Amizade.
Mas ante um contratempo havia a trave
onde ela se detinha, na verdade

Aos outros guardarei. E no poente,
dirá a alma Adeus com um sorriso.
A estes? Bem, eu destes, desta gente,
por não ser gente Amiga... não preciso.


Comentários