Eu dormi em berço de ouro- Albertino Galvao

 

Nasci nu como Jesus,
como todos nasci nu…
mas dormi em berço de ouro
só na cor… que era amarela!
Do meu berço, lembro o brilho
que lhe dava a fraca luz
da pequena lamparina
por petróleo alimentada.
Lembro o cheiro do pó talco
lembro a rede mosquiteira
e o guiso pendurado
com o qual tanto brincava.
nesse meu bercinho de ouro
de leve cor amarela.

Do meu berço lembro ainda
o seu doce cheiro a louro
por ser de pau de loureiro
e ser de cor amarela.
Lembro, aos pés, um laço azul
com um santo pendurado…
e à cabeceira uma cruz
com Jesus a olhar por mim
p’rá mamã estar descansada.

Desse meu berço dourado
lembro tudo, lembro sim!
Colchão de palha de milho
com a capa em pano cru…
do lençol de popeline
debruado com *espiguilha” …
da coberta de flanela
p’ra meu corpo nu cobrir
e das grades em forquilha
para dele eu não cair!

Do meu berço lembro bem
das mãos brancas, lindas, meigas
de minha mãe que, sorrindo,
com carinho o balançava…
de quando ela cantava
e eu sorrindo adormecia
completamente enlevado
nesse meu berço dourado
feito de pau de loureiro
que tinha cor amarela.

Eu dormi em berço de ouro
que não era de ouro feito!
Era de pau de loureiro
e tinha nele, por inteiro,
o carinho, a protecção
e o amor de minha mãe!


Comentários