Avô Tonh’Aço- Peta Maria

 Lá vem o avô Tonh’Aço
Logo a seguir vem o cão
Na carroça passo a passo
Com boa disposição

Noite e dia a trabalhar
Seja de inverno ou de verão
Não deixa de recitar
Para os netos ao serão

Fez no sábado quinta-feira
Que o Era-Não-Era abalou
A vida é uma brincadeira
O Careca da Quarta ganhou

Este avô fala estrangeiro
É verdade ‘ó Franciúm’
Não faças tanto chiqueiro
Passa aí o ‘espingardúm’

Na carroça passo a passo
Logo a seguir vem o cão
É o meu Avô Tonh’Aço
Rei da boa disposição

No futebol e na vida
Homem de grande riqueza
O seu clube é o Benfica
E sua neta é Princesa

Cada lengalenga e história
Repete sem se cansar
No horizonte da memória
Ainda o oiço a rimar

Hoje o Careca da Quarta
Conquistou mais um império
Cavalgou daqui p’ra Esparta
E destronou um Tibério

Lá vem o Avô Tonh’Aço
Com o seu fiel amigo
Na carroça passo a passo
Vem a sorrir ter comigo

Olho azul e boina ao lado
Pele clara ao sol queimada
Nem parece enfadado
Aos netos não nega nada

Uma volta quero dar
Na carroça passo a passo
Vaidosa vou desfilar
Com o meu Avô Tonh’Aço

E logo atrás vai o cão
De Benfica batizado
É do clube d' eleição 
Deste Avô tão inspirado

Que diz até muito sério
Ser o pai de um certo mito
Um tal chamado d’ Eusébio
Tão sério que eu acredito

E logo à noite contentes
Havemos de o ver a jogar
Com óculos pretos sem lentes
No jogo que hoje vai dar

Ao canto do lume sentado
Põe os óculos especiais
E sem lentes fascinado
Vê os jogos e as finais

Pois o Careca da Quarta
Hoje ficou por Sousel
A ver a final da Taça
Com seu valente corcel

Lá vem o Avô Tonh’Aço
Está sempre na brincadeira
Na carroça passo a passo
Fez no sábado quinta-feira!

No Dia da Criança, deixo esta singela homenagem a uma pessoa sensacional, que adoçou a minha infância com contos, quadras e lengalengas, e, sobretudo, um bom humor muito especial...
Um beijo da terra até ao céu para o meu Avô Tonh’Aço

Peta Maria, 1 de junho de 2016



A autora

Comentários