Cidadã do mundo- Antonieta Rosa Gomes

 Nasci cidadã de uma Nação
Do mundo onde vivemos.
Como cidadã tenho os meus direitos
Da Nação e do mundo onde vivo
Sou um ser humano e social
Convivo com os meus próximos
Na harmonia, compreensão e dignidade.

Repudio os preconceitos sociais
A riqueza do meu mundo é a diversidade
Cultivo as relações de generosidade e pacificidade
Tenho aversão à arrogância e à agressividade.
Os atributos da minha grandeza moral são a humildade e a dignidade!
Sou, quem sou, porque sou eu própria
Igual e diferente!

A essência da vida é viver
A filosofia da vida em sociedade é saber viver
É adaptar-se às normas sociais da convivência
É ocupar o seu espaço e respeitar o espaço do outro.

Neste mundo de culturas e valores da diversidade
Eu represento a heterogeneidade cultural.
Nasci numa nação de culturas
Viajei pelo mundo das culturas
Atravessei oceanos interculturais
Convivi e convivo na diversidade cultural.
Neste mundo de cidadãs, cidadãos e de nacionalidades
Quero ser apenas uma cidadã do mundo!

 


Comentários