Allan Dias Castro- biografia

Escrever o que eu sinto,
falar o que eu escrevo".
Esse foi o objetivo que levou o poeta Allan Dias Castro a, literalmente, dar voz a seus textos e poemas. Chamando a atenção para a poesia escrita através da falada, Allan consegue chegar a milhares de pessoas diariamente através de seus vídeos e livros, botando em prática sua proposta de facilitar o acesso do público à poesia, e desmistificando em suas redes que o estilo literário não tem aceitação através de um enorme engajamento a cada postagem

Gaúcho radicado no Rio de Janeiro, Allan é formado em Comunicação Social pela ESPM-RS, e cursou Escrita Criativa na Escola de Escritores de Barcelona.
 Na carreira musical,  suas  letras já foram musicadas por grandes nomes, como por exemplo Roberto Menescal, além de já ter declamado seus poemas ao lado de artistas como Oswaldo Montenegro e Marcos Suzano.

Desde 2016, integra o Reverb Poesia, banda em parceria com o cantor e compositor Tiago Corrêa, que viaja por todo o Brasil apresentando sua mistura de música e poesia falada.

Em 2018, teve uma composição sua, em parceria com a cantora Anaadi, também intérprete da faixa,  indicada ao Grammy Latino como Gravação do ano.

No mesmo evento, o disco da artista, que contava com 5 faixas também assinadas por Allan Dias, foi eleito como Melhor Álbum de Pop Contemporâneo.



----
Livros do autor

Em 2014, lançou seu primeiro livro, O Zé-Ninguém.


O livro Voz ao verbo tem origem no projeto homônimo de poesia falada na internet. Os vídeos geraram enorme identificação com o público e ultrapassaram a surpreendente marca de 100 milhões de visualizações nas redes sociais, fazendo com que Allan venha cumprindo seu objetivo de facilitar o acesso do público à poesia.


A monja e o poeta é um verdadeiro diálogo poético que nos faz refletir a cada instante sobre a imensidão de estarmos vivos.
“Uma das ideias do budismo é conseguir olhar além da aparência das coisas. Um traço da poesia é penetrar em sentidos que escapam aos olhos materiais imediatos. Ambos buscam nexos complexos além da imanência dura.
De um lado, a sabedoria e a simplicidade da Monja Coen, apontando caminhos para quem busca a paz interior e uma vida mais plena. Do outro, os versos contundentes do poeta Allan Dias Castro, dando voz aos nossos sentimentos mais profundos.
Do encontro dessas duas vozes únicas nasceu este livro inspirador que trata com sensibilidade de questões essenciais da existência humana, como amor, perdão, gratidão, raiva, medo e felicidade.
Cada um dos 11 capítulos aborda um tema, introduzido pelos versos de Allan e analisado à luz do zen-budismo pela Monja Coen. São 22 poemas que servem de ponto de partida para que os autores compartilhem conosco vivências e ensinamentos, arte e inspiração.


 

  A presença de Allan Dias Castro, aqui em Laços & escrita, tem a autorização do próprio


Comentários