Hino à Terra- Felismina Mealha


 Ainda um dia vamos voltar para o Alentejo…
Meu Amor!
O infindável espaço da planície…espera-nos!
Vamos voltar a semear as searas.
Criar os rebanhos.
Olhar o horizonte sem muros
E plantar muitas árvores…
Que na Primavera… abrirão em flor…
Queres ir meu amor?
Vamos voltar a amanhar as quintas
Plantar roseiras de armar
Fazer jardins junto às noras
Sentir o cheiro da terra molhada
Aspirar o cheiro das laranjeiras floridas…
Esquecer as horas!..
Queres ir meu amor?
Vamo-nos sentar nos tanques, olhar a água,
Observar as aves, escutar as fontes.
Vamos, ver o sol nascer, qual bola vermelha
A elevar-se.
Vamos assistir aos ocasos do Rei
Pintando o poente, sempre diferente
Em telas tão lindas
Que mais belas não sei.
Queres ir meu amor?
Vamos esperar a noite, que vem devagar
Cansada do dia, de tanto esperar…
Noites de luar, pejadas de estrelas
Brilhantes, douradas…noites de encantar!
Vamo-nos calar…
Que os grilos já se ouvem cantar
E durante a noite não se vão calar.
Vem meu amor, vamo-nos amar!
Sem que ninguém veja…
As searas crescem, na terra vicejam
E o tempo a passar
Faz com que amadureçam,
E os grãos dourados
São de novo a semente para continuar…
Vem… meu amor, a terra é um hino,
Que quero cantar!..




Comentários